Na sequência de Escaparate. Mensário da Actualidade Editorial, a iniciativa Os Livros Ardem Mal (nome tomado de empréstimo ao autor galego Manuel Rivas) propõe, desde Outubro de 2007, um encontro mensal sobre e a pretexto de livros recentemente editados.

O painel é constituído por António Apolinário Lourenço, Luís Quintais, Osvaldo Manuel Silvestre e Rui Bebiano. Cada encontro mensal tem um/a convidado/a, cujo livro recém-publicado é um dos objectos de conversa. Com esta iniciativa, o TAGV, e o CLP, que se lhe associa, contribuem para o conhecimento dos livros enquanto parte essencial de um espaço público informado.

O convidado da próxima sessão d’Os Livros Ardem Mal, na próxima segunda-feira, 3 de Novembro, pelas 18h, no foyer do TAGV, será Carlos Fiolhais, professor catedrático do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e director da Biblioteca Geral da mesma universidade. Carlos Fiolhais, que tem uma vasta série de livros na área da divulgação científica, acaba de publicar Engenho Luso e outras crónicas (Gradiva).

Propõe-se aos estudantes de graduação e pós-graduação de Estudos Portugueses e Lusófonos, bem como aos professores, que apareçam e participem na sessão e na conversa. Em breve, aliás, as sessões passarão a ser registadas em vídeo e disponibilizadas na página do CLP e neste blogue.