bguc

A informatização dos catálogos bibliográficos da Universidade de Coimbra, realizada nos anos 80 e 90, tornou possível localizar automaticamente a maior parte dos espécimes bibliográficos. O catálogo integrado da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, desde 2007 servido pelo programa Millennium, contém milhões de registos. Os registos do SIIB/UC (Sistema Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra) representam as colecções da Biblioteca Geral e ainda várias dezenas de bibliotecas das Faculdades, Institutos, e Centros de Documentação e de Investigação da UC.

Fica aqui a hiperligação para a página web de pesquisa avançada. O tópico ajuda, ao fundo daquela página, dispõe de meta-informação sobre os diferentes campos de pesquisa, designadamente sobre como tirar o melhor partido de um uso singular ou combinado dos diferentes campos de pesquisa Autor; Título; Autor e Título; Assunto; Cota; Número Normalizado (ISBN ou ISSN); Número de Documento Oficial; Qualquer campo. A pesquisa pode ser feita no catálogo integrado ou nos vários subcatálogos, com subdomínios como ‘localização’, ‘língua’, ‘país’, ‘ano’, ‘editor’, ‘tipo de material’, ‘nível bibliográfico’ e ‘pesquisa e ordenação’. Os resultados gerados pela pesquisa (simples ou avançada) surgem primeiro sob forma abreviada. As formas abreviadas contêm hiperligações para as fichas bibliográficas completas de cada item. Nesta ficha encontra-se a identificação da biblioteca onde está a obra, bem como a respectiva cota.

Não esquecer: ao introduzir termos de pesquisa tenha em conta que a introdução de uma sequência de caracteres não coincidente com a sequência registada na base de dados não produzirá qualquer resultado. Exemplo 1: ‘shakespear’ (por ‘shakespeare’) não produz qualquer resultado. Exemplo 2: ‘o ensaio sobre a cegueira’ (por ‘ensaio sobre a cegueira’) não produz qualquer resultado.

Não esquecer: quando fizer pesquisas em que pretenda cruzar um termo do campo Autor com um termo do campo Título, opte preferencialmente por apenas uma palavra de cada campo, uma vez que diminui a probabilidade de erros na introdução dos termos e aumenta a probabilidade de casar os termos de pesquisa com os termos da base de dados. A utilização do apelido do autor e de uma palavra identificadora do título permite geralmente localizar a obra específica procurada. Exemplo 1: ‘pessoa’ + ‘desassossego’ = ‘Pessoa, Fernando, Livro do Desassossego’; Exemplo 2: ‘pessoa’ + ‘o livro do desassossego’ = ‘não foram encontradas entradas’ (neste caso o artigo ‘o’, que está a mais, não permite a localização automática da ficha, uma vez que gera uma combinação de caracteres não existente num dos dois campos pesquisados).

A página inteira com os resultados pesquisados ou apenas um conjunto de resultados marcados pelo utilizador podem ser guardados numa lista pessoal. Esta lista pode depois ser exportada automaticamente em cinco formatos de referenciação bibliográfica (ficha completa; ficha abreviada; Pro-Cite, End-Note/RefWorks ou MARC). A exportação pode ser feita para o ecrã do navegador web do computador do utilizador, para o disco do computador local ou para uma caixa de correio electrónico. Esta última opção é particularmente útil quando a pesquisa é feita nos terminais das bibliotecas, uma vez que permite ao utilizador enviar para a sua própria caixa de correio os resultados da pesquisa para uso posterior. A exportação dos resultados seleccionados tem a vantagem de tornar mais rápida a elaboração futura da bibliografia em qualquer trabalho.

Não esquecer: quando se incorporarem as fichas automáticas do SIIB/UC na bibliografia de um trabalho, devem seleccionar-se apenas os campos obrigatórios na identificação dos documentos [Autor + Título + Local de Edição + Editor + Data] e eliminar-se todos os restantes. Exemplo incorrecto: Pessoa, Fernando, 1888-1935. Livro do desassossego / composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa; ed. Richard Zenith. Publicação/Produção [Lisboa]: Círculo de Leitores, 2006. Descrição Física 479 p.; 25 cm. Série Obra essencial de Fernando Pessoa; ISBN 9724238067 Nº Dep Legal 244302/06. Exemplo correcto: Pessoa, Fernando. Livro do desassossego / composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. ed. Richard Zenith. Lisboa: Círculo de Leitores, 2006.

 

Manuel Portela