diccionario

Uma nova ferramenta linguística acaba de surgir em linha: Português Exacto. O Sítio da Língua Portuguesa (já ligado em permanência na página «A Língua» deste blogue). Para consultas rápidas parece ser imbatível. Por exemplo, se pusermos no «Analisador Morfológico» uma palavra do título deste blogue, «tá», a resposta é esta. Previsível, não é? E lá se foi a possibilidade de chamar palavra a «tá»… Mas se lá colocarmos «cansado», a coisa já é diferente e permite-nos mesmo consultar logo de seguida a conjugação do verbo cansar, tão popular nas escolas de todos os níveis de ensino.

Quanto a palavras do léxico vasto do português, das mais banais às mais raras, o Dicionário de Língua Portuguesa parece não deixar escapar uma. Por exemplo, de entre as banais, imarcescível ou variegado ou ainda o indispensável verbo menoscabar. Do lado das mais difíceis, pontualidade, assiduidade, esforço, trabalho, todas comparecem.

A usar, pois, como dizia um grande escritor português, referindo-se ao Dicionário Moraes, com mão diurna e nocturna (expressão que talvez apareça nas abonações de outros dicionários grandes: o Aurélio, o da  Academia…).