Esta página destina-se a oferecer ligações para sítios ou documentos relativos a questões de metodologia do trabalho científico, bem como a noções básicas da ética do trabalho intelectual como o plágio.

O que é a Classificação Decimal Universal?

Compreender a CDU (U. do Minho)

Como fazer uma referência bibliográfica

Normas Portuguesas (U. do Minho)

Como elaborar trabalhos científicos

Normas da MLA

O PLÁGIO e a ética do trabalho intelectual

O trabalho intelectual rege-se por dois princípios só aparentemente contraditórios: (i) o reconhecimento da nossa dívida para com todos aqueles com quem aprendemos (nas salas de aula, nas conferências, nos livros, nas trocas de impressões informais), ou seja, o reconhecimento de que todo o trabalho intelectual implica uma dimensão de legado, transmissão, partilha e, logo, de «crítica» da possibilidade de uma produção solitária do saber; (ii) a resistência à tentação para reivindicarmos como nossas ideias ou teses que de facto o não são, isto é, o imperativo de atribuir o seu a seu dono por meio do recurso à citação: as aspas assinalam justamente esse território de fronteira entre aquilo que é nosso, e que para o ser pressupôs a transmissão antes referida, e o que pertence a outros.

Quando se utiliza ideias, frases, parágrafos ou textos completos de outros autores sem citar e creditar as fontes, incorre-se em plágio. A noção de plágio pode recobrir «pilhagem» de material retirado de trabalhos de colegas, fontes impressas ou publicadas na internet; e ainda a contratação de serviços de terceiros para realizar trabalhos «inéditos» ou simplesmente a aquisição de trabalhos já feitos a terceiros.

O plágio é uma prática fraudulenta e com implicações legais. A FLUC encontra-se em processo de elaboração de normas sobre plágio, as quais arrastararão consequências disciplinares, pelo que muito em breve tais normas serão transmitidas a estudantes e professores.

Alguns textos na net sobre plágio, cuja leitura se recomenda:

Citação ou Plágio?

Como Lidar com o Plágio em Sala de Aula

O Plágio na Comunidade Científica: Questões Culturais e Linguísticas

Plágio de Trabalhos na Internet é Pão-Nosso do Básico ao Superior

Plágio e Direitos de Autor nos Blogs – Legislação Aplicável

Plágio Eletrônico e Ética

Plágio em Trabalho Universitário e o Papel do Educador